sexta-feira, outubro 20, 2006

Após dois dias em casa...


segunda-feira (16/10) - Fui fazer meu exame de sangue que a médica pediu, o Jan foi comigo, depois passei o dia na loja.
Estou com 10 semanas, então lá vai algumas informações:
(cerca de 8 semanas após a concepção)


No início desta semana o bebê mede cerca de 22 mm. Ele começa a se movimentar dentro do útero, embora a mãe não perceba. Os olhos estão bem desenvolvidos, porém ainda situados de cada lado da cabeça do embrião. Como o crescimento da cabeça continua, eles irão migrar para a porção frontal da face. As orelhas estão implantadas em posição baixa na cabeça, contudo se moverão para cima à medida que ela crescer. Nos próximos 3 dias a língua termina sua formação. O fígado causa uma proeminência ventral no abdome. Em embriões femininos o clitóris está começando a se formar. O pênis se desenvolverá a partir dos mesmos tecidos, apesar de ainda ser difícil de reconhecer os genitais externos. A maioria das articulações já se formou - cotovelos, quadris, joelhos, ombros, tornozelos, bem como as pequenas juntas dos pés, mãos e dedos. Os membros superior e inferior estão bem desenvolvidos. Os dedos das mãos se tornam mais longos e os dos pés se separam e tornam-se distintos. Uma fina membrana de células achatadas, a precursora da pele, substitui o fino ectoderma do embrião. No final desta semana, o embrião mede cerca 26-30 mm e pesa cerca de 2,0 g. Nesse último estágio de desenvolvimento embrionário, todas as estruturas externas e internas essenciais estão presentes. Os principais sistemas estão integrados e formados. Ao término dessa fase o embrião aumentou o peso cerca de 50 vezes.


O mal estar matinal começa a melhorar para algumas mães. Para outras mulheres pode até piorar. Há quem diga que quando o bebê é do sexo feminino há chance de ter mais vômitos do que o normal. Isso pode ser verdade, em parte, pois os níveis de beta-hCG são mais elevados nesses casos. Nesta semana vamos nos queixar de mau humor e a face pode ficar mais ruborizada devido ao aumento dos hormônios (progesterona). Palpitações podem acontecer, mas são transitórias. Seu volume de sangue aumentará cerca de 40-50% durante a gestação. Como resultado, você vai notar com mais facilidade as veias, especialmente, em sua barriga, mamas e pernas.

Ganho de Peso: A quantidade de peso que uma gestante ganha varia de mulher para mulher e de gravidez para gravidez na mesma mulher. Vamos fornecer alguma orientação aqui, mas tenha em mente que os números não contam tanto quanto o alimento que você ingere. Se você consome alimentos nutritivos em quantidades adequadas, estará se alimentando bem para você e seu bebê. Se você ganha mais peso que o recomendado, mas consome alimentos saudáveis, há grande chance de seu peso logo voltar ao normal após o parto. Lembre-se - não faça dieta durante a gravidez, a menos que seu médico recomende.

GANHO DE PESO PARA GRÁVIDAS DE UM SÓ FETO
Peso antes de engravidar Ganho de peso aceitável até o final
Grávidas abaixo do peso ideal 12 a 18 Kg
Grávidas com peso ideal 10 a 16 Kg
Grávidas acima do peso ideal 6 a 10 Kg

DE ONDE VEM O AUMENTO DE PESO DURANTE A GESTAÇÃO? (fetos únicos)
Bebê 3200 g
Útero 950 g
Placenta 600 g
Mamas 900 g
Sangue e outros fluidos acumulados 3600 g
Gordura 3150 g


terça-feira (17/10) - Fomos (Sogrinha Regina, Jan, Yan e eu) comprar uns tecidos para as minhas batas, depois a sogrinha foi pra casa e nós fomos para a loja, eu passei super mal, vomitei a manhã inteira, acabei pedindo pro jan me levar pra casa, passei a tarde dormindo, comi uma sopinha super gostosa que a minha sogrinh fez, aliás, se não fosse por ela, não sei onde estaria, ela me trata com tanto carinho, esses dias eu estava com vontade de comer um quizadinho de macarrão e ela fez pra mim!!! Por isso eu amo a minha sogra demais!!!!

Quarta-feira (18/10) - Passei o dia na cama, não levantei nem para almoçar, pra variar, minha sogrinha comprou pãozinho doce pra mim, ela faz todas as minhas vontades!!! Só tenho que agradecer a sogra que tenho!!!!

Quinta-feira (19/10) - Novamente fiquei em casa, mas dessa vez o dia foi melhor, até levantei e fui almoçar com a sogra e o sogro que aliás diga-se de passagem ta super legal comigo, estamos nos dando super bem!!! A minha cunhadinha também é o máximo!!!

Sexta-feira (20/10) - Fui pra loja, passei o dia bem, comi moderadamente o dia todo, claro que o enjôo continua, ma pelo menos não vomitei nenhuma vez hoje.

Sábado (21/10) - Passei o dia na loja, fui na Lô fazer o pé e a mão, almoçei e depois passei mal, me deu um sono tão forte que fui obrigada a tirar um cochilo de 15 minutinhos na loja mesmo, depois quando acordei tive que comer abacaxi em pedaços, sentia o gosto do abacaxi na boca...hummm
O jan foi buscar o yan na parada, ele chegou aqui e foi cortar o cabelinho, ficou um gatinho!!! A Paula veio aqui na loja, conversamos um pouco. Agora vamos sair e comer uma picanha no Alemão, hummm, to com fominha!!!

Nenhum comentário: